Estereoscopia 3D em português

fique a saber tudo acerca do "3D"

Conferência “Estereoscopia 3D (Cinema/Jogos/Televisão)”

Posted by Marco Neiva em Abril 9, 2009

Realizou-se no dia 4 e 5 de Março de 2009 as VII jornadas da computação Gráfica e Multimédia, estas jornadas temconf3djcgm como principal objectivo dar a conhecer, através de palestras convidadas, recentes desenvolvimentos na área da Computação Gráfica e Multimédia e áreas afins.

Eu como ex-aluno do curso ECGM (Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia) fui convidado a dar uma conferencia/palestra sobre a temática Estereoscopia “3D” – Cinema/Jogos/Televisão.
Ao longo da apresentação foram abordados os mais diversos assuntos, começando por uma breve história da estereoscopia, alguns fundamentos teóricos, as principias tecnologias, as várias vertentes (Cinema, Jogos de Vídeo, Televisão, aplicações interactivas), terminando por falar na experiência de ter produzido um filme estereoscópico 3D.

A assistência teve oportunidade de através de um sistema de projecção digital 3D com recursos a óculos, assistir a várias demonstrações das potencialidade do 3D. Além da exibição do filme “Viagem às Maravilhas de Barcelos 3D” foi possível usufruir de uma experiência única – viajar pelo planeta terra através do Google Earth em estereoscopia.

Veja aqui o vídeo:

Marco Neiva

Uma resposta to “Conferência “Estereoscopia 3D (Cinema/Jogos/Televisão)””

  1. Luís Carlos said

    Caro Marco Neiva,

    Assisti com muito interesse à sua palestra nas VII Jornadas da Computação Gráfica e Multimédia do IPVC e fiquei com algumas questões que desejaria colocar. Trata-se de entender o processo com o qual conseguiu visualizar em estereoscopia o software Google Earth. Infelizmente cheguei um pouquinho atrasado (foi logo após a hora do almoço) e não pude assistir à explicação. Não tenho em casa dois projectores com filtros polarizados nem tela conservadora de polarização, mas tenho-me entretido a ver filmes estereoscópicos utilizando o Stereoscopic Player em modo amarelo/azul e uns óculos da Colorcode que eles me enviaram por correio. Imagino que, sendo possível ver filmes, também poderei reproduzir a visualização 3D do Google Earth com o sistema Colorcode. Só me falta saber como. Poderia dar-me uma breve explicação?

    Agradecendo desde já a atenção,
    Luís Carlos

Deixe uma Resposta

 
