Estereoscopia 3D em português

fique a saber tudo acerca do "3D"

Sony Star RoadShow – Experiência 3D

Posted by Marco Neiva em Novembro 5, 2009

A minha “Experiência 3D” no Sony Star RoadShowIMG_1455

A semana de 19 a 23 de Outubro foi de loucos para mim, eu e a minha equipa acompanhamos a equipa da Sony Portugal no RoadShow que a Sony promove anualmente e que passa por diversos países da Europa. Em Portugal houve a possibilidade de ver o RoadShow em dois locais distintos, dia 20 de Outubro no Fórum Tecnológico Lispolis em Lisboa, dia 23 no Estádio do Dragão no Porto.

Com estes RoadShows a Sony pretende estar mais perto dos seus clientes havendo uma maior aproximação por parte do revendedor e do comprador, na possibilidade do cliente final poder testar/comparar/experimentar os diversos produtos da gama profissional. Esta estratégia seguida pela Sony faz com que a sua presença em grandes feiras como a NabShow e a IBC seja diminuída ao máxima para depois gastar uma parte do seu orçamento nos RoadShows.

Este ano em Portugal houveram grandes surpresas, uma delas a apresentação mundial de duas novas camaras Sony da gama XDCAM, a Sony EX1R sucessora da EX1, e da camara Sony PMW-350 que estende este formato ao mercado de BroadCast, tornando as já boas características das Camaras Sony EX1 e EX3 numa fabulosa camara de ombro.

Outra surpresa foi a aposta no 3D, os visitantes tiveram a oportunidade de usufruir experiência de exibição 3D, através no novíssimo monitor com capacidade para exibir 3D que a Sony tem apresentado e também através de um sistema de projecção 3D (dual-projection) baseado em dois projectores Sony. O sistema dual-projection foi montado de forma a que mais de 100 pessoas pudessem assistir às demonstrações numa tela metalizada com as dimensões 3.20×2.40.

Convidado pela Sony Portugal, pela primeira vez tive a oportunidade de dar um workshop sobre a temática estereoscopia 3D abordando alguns assuntos importantes no tema, por exemplo, aspectos teóricos, aspectos de produção, algumas tecnologias, demonstrações em directo, e por fim a exibição de alguns filmes produzidos usando esta tecnologia, nomeadamente o filme por mim produzido “Viagem às Maravilhas de Barcelos 3D”. Curioso foi verificar que houve pessoas que se deslocaram ao RoadShow com o objectivo único que ver/ouvir/experimentar o que é isto do 3D e que benefícios lhes poderá trazer para o seu negócio.

No que toca ao workshop sob minha orientação tudo correu na perfeição, não surgiram problemas técnicos de maior, tudo estava bem planeado e testado graças à equipa que me acompanhou. O Workshop começou por Fernando Antunes da Sony Portugal a fazer uma breve apresentação da estratégia que a Sony tem nesta área tanto para o mercado profissional como para o mercado de consumo. Depois foi a minha vez de entrar em acção, fazendo uma retrospectiva da evolução da estereoscopia desde o seu surgimento até aos dias de hoje permitiu passar a ideia para a audiência que o 3D não é um tema do presente mas sim que já existe à mais de um século. Depois falei das principais tecnologias usadas na captação, pós-produção, distribuição e exibição de 3D. Expliquei e apresentei as principais vantagens e desvantagens dos dois sistemas de captação que tinhas presente no Workshop (camaras Rig-3D Lado-a-Lado e Rig-3D com beam-splitter). Um dos pontos altos foi a realização de um directo, ou seja tínhamos o nosso Rig-3D montado com duas camaras Sony EX3 que conectadas directamente ao sistema de projecção 3D permitiu que o público assistisse em “live” a uma demonstração das potencialidades do 3D, ao mesmo tempo que eram alterados os principais parâmetros da estereoscopia – distância interocular e ângulo de convergência, as pessoas conseguiam percepcionar os diversos efeitos conseguidos.

Algumas situações deixaram-me fascinado, uma delas foi reparar que houve pessoas que assistiram ao memo workshop duas vezes, ou seja, vieram de manhã e à tarde voltaram para assistir novamente, como estava a palestrar para gente envolvida no meio observei que muitas delas estavam a tirar fotos aos meus slides bem como a tirar notas de tudo o que eu dizia, também reparei que havia uma curiosidade muito grande por parte das pessoas para compreender como é que o efeito 3D acontecia na tela. Todas as situações me fizeram lembrar os meus primeiros tempos de investigação nesta área.

No final dos quatro workshops tivemos a oportunidade de ouvir um dos maiores entusiastas da estereoscopia 3D em Portugal, o Eng. Carlos Alberto Henriques, um homem da televisão para quem o 3D é inevitavelmente o futuro. Carlos Alberto encontra-se neste momento a organizar um evento – A Invasão do 3D – com duração de um dia dedicado exclusivamente à estereoscopia que se realizará no dia 24 de Novembro em Lisboa em que estarei presente como conferencista, mais informação em http://www.ainvasaodo3d.com.

Aproveito mais uma vez para agradecer a todos os que tiveram envolvidos neste, que tudo que fizeram para que a nível técnico estivesse tudo perfeito, à Sony Portugal pelo convite e logística, ao ICTVR pela cedência do Rig3D e das camaras, ao Paulo Ralha e ao Pedro Teixeira por todo o apoio técnico.

aqui o vídeo do evento

aqui as fotos do evento

Por Marco Neiva

3D Stereoscopic Supervisor and Services

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: