Estereoscopia 3D em português

fique a saber tudo acerca do "3D"

Conversão de 2D para 3D

Posted by Marco Neiva em Agosto 14, 2010

O 3D moveu-se dos parques temáticos para as salas de cinema e num futuro próximo para as nossas casas. Desde o lançamento de Chicken Little em 2005, Beowulf em 2007, passando pelo mais recente blockbuster Avatar no final de 2009 o 3D tem crescido exponencialmente e em 2011 já estão anunciados 30 filmes. A ajudar este crescimento na produção de conteúdos estão os filmes que são captados em 2D e depois convertidos para 3D.

Apareceu assim um nicho de mercado com empresas a apostar fortemente em tecnologia proprietária. O processo de conversão “2D-para-3D” é um processo visual, a ideia baseia-se em pegar numa imagem bidimensional (2d) extrair duas imagens ligeiramente diferentes com informação de paralaxe horizontal.

Os três passos para conversão são: 1) Recortar e separar os diversos elementos da cena, 2) indicar a profundidade que cada objecto está, 3) Tapar/Pintar os buracos.

É um processo complexo e o tempo dispendido depende dos resultados que se querem obter. Através de uma conversão é impossível obter os mesmo resultados do que captação original em 3D, por isso recentemente as pessoas tem ficado desiludidas com alguns filmes 3D, exemplo: Alice nos país das Maravilhas e Clash de Titans, se os resultados são maus porque é que se converte? resposta simples, uma grande falta de conteúdos e conhecimento para produção dos mesmos.

Fica o aviso, sempre for ver um filme 3D, confira se ele foi captado originalmente em 3D.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: