Estereoscopia 3D em português

fique a saber tudo acerca do "3D"

Primeiras cirurgias oftalmológicas com 3D foram “sucesso total”

Posted by Marco Neiva em Janeiro 31, 2011

António Travassos, que dirige a equipa do CCC, declarou à agência Lusa que “a utilização da tecnologia 3D no bloco operatório é um avanço significativo” para esta área da medicina e que as operações realizadas em Dezembro “foram um sucesso total”.

Segundo o cirurgião, o 3D leva a cirurgia “a aproximar-se da perfeição, permitindo, consequentemente, aumentar as probabilidades de sucesso das intervenções”. Acrescentou ainda que as imagens são “extremamente importantes para documentar a cirurgia”, pois tornam-se muito mais eficazes do que os registos escritos.

Para dar este salto tecnológico, o cirurgião de Coimbra, que já realizou mais de 30 mil intervenções oftalmológicas, recorreu a Marco Neiva, perito em tecnologia 3D e  responsável pela integração tecnológica que permitiu executar estas cirurgias oftalmológicas inovadoras.

De acordo com Marco Neiva, nunca antes tinha sido possível a uma equipa de cirurgia oftalmológica visualizar em tempo real a operação e executar todas as tarefas de apoio ao cirurgião num ambiente 3D/HD. “Com esta tecnologia, conseguimos imagens 3D do exterior e do interior do olho”, frisou.

Rui Pinto, da EAC, destacou que o sucesso alcançado é o resultado das sinergias entre o Centro Cirúrgico de Coimbra – que tinha esta necessidade – a EAC e a Sony Europa – que forneceram o equipamento – e do empenho do Marco Neiva – que desenvolveu a solução.

“Cada uma das partes teve um papel activo muito importante e se qualquer uma delas não se tivesse envolvido não teríamos concretizado com sucesso este avanço”, sublinhou.

Os resultados desta inovação tecnológica vão ser apresentados ao público especializado e à comunicação social na sexta-feira dia 4 de Fevereiro, pelas 10h30, numa sessão pública realizada no comlexo de cinemas no centro comercial Vasco da Gama, em Lisboa.

mais informações aqui:

artigo completo aqui:

Uma resposta to “Primeiras cirurgias oftalmológicas com 3D foram “sucesso total””

  1. Redin said

    Antes de tudo,… os meus mais calorosos parabéns.

    Até que enfim… Já tardava em ver-te a subir a fasquia e de tal forma para um patamar que eu desconhecia termos em Portugal capacidade para tal.

    Fiquei muito contente por ti caro amigo.

    Pais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: