Estereoscopia 3D em português

fique a saber tudo acerca do "3D"

Nova tecnologia grava 3D com 4 cameras

Posted by Marco Neiva em Setembro 17, 2011

Em 3D quando se trata de produzir para televisão, quantas mais cameras em simultâneo melhor, pelo menos duas cameras são necessárias para recolher informação de profundidade, mas de acordo com uma pesquisa realizada pelo Germany’s Fraunhofer Institute, são necessárias pelo menos 4 cameras para captar imagens para monitores autoestereoscópicos (3D sem óculos). A calibração deste tipo de cameras pode demorar dias, no entanto este instituto desenvolveu um sistema que baixa o tempo para cerca de 30 minutos.

Os objectos que são visíveis nas 4 cameras são detectadas por um algoritmo, esta informação é usada posteriormente para fazer a calibração. Podem surgir ainda algumas imperfeições que podem ser corrigidas electronicamente em tempo real. Este sistema foi desenvolvido para ser usado em transmissões em directo.

Este instituto está ainda a desenvolver um processo que permita codificar as imagens recolhidas de forma a serem transmitidos usando a estrutura de televisão actual. Este pode ser o projecto que dê inicio às transmissões de 3D em que não vai haver necessidade de usar óculos.

 

Marco Neiva

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: